O Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, é celebrado com uma frase que se repete em quase toda prefeitura brasileira: “nosso município tem um enorme potencial turístico”. Às vezes é verdade. Na maior parte das vezes, é uma intenção sem lastro — e propostas construídas sobre intenção não passam da primeira análise.
Isso não significa que o município deva desistir de turismo. Significa que precisa tratá-lo como qualquer outra política: com diagnóstico, prioridade e projeto.
O que o analista procura
Quem analisa proposta de turismo costuma buscar quatro evidências:
- Fluxo real ou demanda demonstrável. Quantas pessoas visitam hoje, de onde vêm, em que época. Se não há fluxo, qual a evidência de que haverá.
- Infraestrutura básica funcionando. Acesso, sinalização, saneamento, energia e comunicação. Atrativo sem acesso não gera visitação.
- Capacidade de recepção. Meios de hospedagem, alimentação, serviços. Não precisa ser grande, precisa existir.
- Gestão organizada. Órgão municipal de turismo, conselho, plano e inventário da oferta turística.
O quarto item é o que mais falta e o mais barato de resolver.
Comece pelo inventário
Antes de qualquer proposta, o município precisa saber o que tem. Um inventário simples da oferta turística lista, com foto e localização: atrativos naturais, patrimônio construído, manifestações culturais, eventos, meios de hospedagem, restaurantes e serviços de apoio.
Esse documento tem duas funções. Serve como anexo de qualquer proposta e, mais importante, força a gestão a olhar para a realidade em vez da narrativa. É comum descobrir, ao fazê-lo, que o atrativo mais visitado não é aquele que a prefeitura promove.
O que costuma ser financiável
- Infraestrutura de acesso e apoio: estrada de acesso, estacionamento, sanitário, centro de atendimento ao visitante, sinalização turística.
- Requalificação de espaço público em área de interesse turístico: praça, orla, calçadão, iluminação.
- Recuperação de patrimônio histórico, com regras próprias e exigência de projeto técnico especializado.
- Equipamentos culturais que funcionam como atrativo: museu, casa de cultura, centro de artesanato.
- Qualificação profissional para o setor de serviços local.
- Estruturação da gestão municipal do turismo, incluindo plano e inventário.
- Eventos, com a ressalva de que costumam exigir contrapartida maior e demonstração de retorno.
O erro de começar pelo evento
A tentação é evidente: evento é visível, tem data, gera foto e movimenta a cidade por três dias. E há linhas que financiam evento.
O problema é que evento não constrói fluxo permanente. Município que investe sucessivamente em festivais sem resolver acesso, sinalização e hospedagem repete o mesmo pico anual e não sai do lugar. Quando o recurso do evento acaba, não sobra nada.
Uma ordem mais produtiva: primeiro a gestão e o inventário, depois a infraestrutura de acesso e apoio, depois a qualificação dos serviços, e o evento como consequência — não como estratégia.
Turismo não se decreta. Ele aparece quando o visitante consegue chegar, encontrar o que procura e voltar bem.
O papel regional
Poucos municípios sustentam sozinhos um destino. Roteiros regionais, circuitos e consórcios de turismo costumam ter acesso a linhas que o município isolado não alcança, além de dividir custo de promoção.
Participar de uma instância regional de governança do turismo é frequentemente requisito de programas do setor. Vale conferir se o município está formalmente integrado a alguma e, se não estiver, qual o caminho.
Antes de apresentar a proposta
- Confirme que o atrativo é de domínio público ou que há instrumento que autorize investimento.
- Verifique a situação ambiental e patrimonial da área — atrativo natural e bem tombado têm regras próprias e prazos longos.
- Reúna o inventário, o plano municipal, se houver, e a comprovação da instância de governança.
- Estime o fluxo com o dado que existir: contagem em portaria, registro de hospedagem, movimento de eventos.
- Confira a regularidade do ente, porque quase toda linha de turismo é transferência voluntária.
Um recorte que costuma funcionar
Municípios sem tradição turística, mas com passagem de fluxo — cidades de estrada, sedes regionais, portas de entrada de outros destinos — costumam ter mais resultado com projetos de apoio ao visitante do que com criação de atrativo. Sanitário público, área de descanso, sinalização e um ponto de informação bem localizado retêm parte de um fluxo que já existe.
É menos glamouroso e muito mais eficaz do que inventar uma vocação que a cidade não tem.
Oportunidades do setor, filtradas pelo território. O Observatório de Gestão reúne as oportunidades por área e acompanha a regularidade do ente. Conheça a plataforma ou veja os planos.

